terça-feira, 25 de maio de 2010

A vida na terceira Idade

A aposentadoria já chegou, os filhos se encaminharam na vida, mas ao contrário do que muitos idosos pensam, ainda há muito a fazer. Chegou a hora de aprender, colecionar coisas interessantes ou sté dar uma de artista, o importante é fazer o que se gosta para ocupar a mente e se sentir bem.

Mas nem todo mundo pensa assim. Muitas pessoas, quando chegam na terceira idade, se sentem perdidas e até inúteis, porque acreditam que já cumpriram as suas obrigações e não há mais nada a fazer. "A mulher não precisa mias cuidar dos filhos, o homem não é mais o responsávelpelo sustento da família. As pessoas passam a vida em função de um determinado objetivo e, quando ele é alcançado, elas passam a acreditar que não são mais produtivas" afirma a psicóloga Olga Inês Tessari, especialista em terceira idade.

Para a psicóloga, é muito comum o idoso perder a agilidade nos movimentos e a clareza do raciocínio. "Como a família tem suas próprias obrigações, ela passa a não dar mais ao idoso a mesma atenção que dava antes. É quando ele começa a perceber que está num plano secundário", diz Olga. Ela alerta ainda que esse sentimento muitas vezes causa depressão, pois algumas pessoas não aceitam muito bem o processo de envelhecimento e frisa a importância de se procurar ajuda psicológica nesses casos.

"O lazer, a distração, o bem estar são fundamentais para todos, independente da idade", afirma Olga. "Mas, no caso do idoso, ter um hobby, participar de passeios, reuniões culturais e manter contato com pessoas de sua faixa etária é extremamente importante, pois ajuda a elevar a sua auto estima e fazer com que ele se sinta integrado à sociedade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário